Principais Desafios para o e-Commerce

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Atualmente, o e-commerce (comércio eletrônico) é uma das principais formas de compra em todo o mundo. E isso ocorre devido às diversas vantagens que essa plataforma oferece aos seus clientes, como  a comodidade de poder comprar sem sair de casa; a possibilidade de adquirir o mesmo produto disponível em lojas físicas, porém com valor reduzido e a facilidade do produto ou documento ser entregue onde o consumidor final quiser. 

Internet: a mola propulsora do comércio eletrônico

A expansão da internet fez com que as pessoas tivessem um maior contato com o e-commerce, podendo desfrutar de toda essa modernidade. Em 2021,  os valores movimentados em transações pelo comércio eletrônico ultrapassaram os 50 bilhões de dólares.
O comércio eletrônico caracteriza-se pela rapidez e precisão no atendimento, incluindo a entrega dos pedidos. Assim, segundo pesquisas, apesar de toda a tecnologia que envolve o setor, a logística foi considerada o segundo principal desafio para a gestão do comércio eletrônico nacional. Perdendo apenas para a carga tributária. Apesar das estratégias de logística serem comuns entre os diversos setores, no caso do e-commerce, ela é item fundamental para definir o êxito da loja virtual.
Este é um mercado ainda em ascensão no Brasil, e existem muitos desafios e melhorias a serem implantadas em toda a supply chain no segmento eletrônico.

Processos mais seguros e rápidos

A maioria das empresas têm se concentrado principalmente no desenvolvimento de sites, na criação de campanhas de marketing, na divulgação de confiabilidade na plataforma. Deixando, assim, em segundo plano, o desenvolvimento de novas estruturas logísticas adequadas à demanda atual. Com isso, as lojas virtuais podem ter graves consequências, como:

O uso de sistemas ultrapassados atuando na cadeia logística, ao operar com estruturas tradicionais inapropriadas ao momento, é um dos fatores responsáveis por essas graves consequências.

Outro quesito indispensável para o sucesso das lojas virtuais é o alinhamento da logística. Situações em que o cliente solicita a troca, ou até mesmo a devolução de produtos é muito comum.

Conforme o Código de Defesa do Consumidor, as compras realizadas pela internet garantem ao cliente o direito de arrependimento ou devolução do produto dentro de um prazo pré-determinado.

Sendo assim, as empresas precisam estar prontas para atender determinadas situações delicadas, com presteza e agilidade. Pois esse é um dos serviços que mais influenciam na decisão de compra dos consumidores.

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